"Que se elucide a verdade e que se faça a justiça! "

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

DIA DE FINADOS

O Dia de Finados, em 2 de novembro, é celebrado com missas e festividades em homenagem aos mortos. Os vivos rezam pelos cristãos que estão no purgatório, o estado no pós-vida onde as almas são purificadas antes de irem ao céu. As almas no purgatório, que são membros da igreja assim como os cristãos vivos, têm de sofrer para que possam ser purificados de seus pecados. Por meio de orações e boas obras, o membros vivos da igreja podem ajudar os seus amigos e familiares que partiram. Após sua introdução, este feriado saciou o interesse de muitos católicos pela morte e pelo sobrenatural. Mas a idéia não-cristã de espíritos que vagam persistiu em algumas áreas, assim como a atmosfera de festividade do Samhain. Aceitando que não podiam livrar-se completamente dos elementos sobrenaturais das celebrações, a Igreja Católica começou a caracterizar os espíritos como forças do mal associadas ao diabo. É daí que temos muitas das imagens mais perturbadoras do Halloween, tais como bruxas malvadas e demônios. O Dia de Finados ainda existe. O Dia Dos Mortos é uma época na qual as famílias gostam de lembrar dos falecidos. Porém, em alguns lugares como o México, é também uma época marcada por festividades, incluindo desfiles espetaculares de esqueletos e demônios. Em uma tradição notável, os farristas fazem um funeral falso com uma pessoa viva dentro de um caixão. Esta simulação está intimamente ligada à comemoração de Halloween, assim como outros elementos do Dia de Finados.

4 comentários:

Maria Salomé disse...

Querida amiga

Passei para te desejar um maravilhoso final de semana, com direito a tudo de bom.
Beijos carinhosos
alomé

Anônimo disse...

Olá!passei para te desejar um bom domingo.
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Aninha disse...

Minha Lindinha!
"A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida."

Senti sua falta!!!
Te desejo um iluminado FDS.
Receba meu beijinho com carinho.
Aninha.

. disse...

Claudia

Quando eu era pequena,chorei muito ao não poder comemorar meu aniversário no dia em que eu nascera(dia 02...Finados),já que meus irmãos comemoravam no dia certo.
Naquela época década de 50,o Dia dos Mortos era comemorado com tiodo respeito e muitas pessoas jejuavam,inclusive minha mãe.Não podíamos,ligar TV...rádio e todos iam ao cemitério.Foram vários anos,até eu crescer e entender o sentido da vida.
Hoje agradeço à Deus,por ter nascido num dia tão abençoado,pois dizem os mais antigos, que quem nasce no Dia das Almas, tem proteção especial...rss...e acredito, pois tudo que peço a elas...consigo...então só tenho que agradecer.
Um grande beijo, para voce amiga...obrigada por visitar meu blog.
Sonia Novaes