"Que se elucide a verdade e que se faça a justiça! "

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A história do Halloween

O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países. Mas que celebração é essa? E onde esse evento tão peculiar teve origem? Será um tipo de culto às coisas do mal? Ou será somente a continuidade de um rito pagão antigo? Apesar de ser um acontecimento tradicional em países como os Estados Unidos, o Reino Unido, dentre outros, o Halloween no Brasil começou a ser comemorado somente a poucos anos e, mesmo hoje ainda está restrito às capitais e grandes cidades. A palavra Halloween tem sua origem na igreja católica e vem da contração feita de maneira errada da expressão "All Hallows Eve" que significa Dia de Todos os Santos, e corresponde ao dia Primeiro de Novembro, que no catolicismo é o dia de reverência aos Santos mortos. Mas no 5o.Século Antes de Cristo, na Irlanda Céltica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Esse dia marcava o início do ano céltico e era comemorado com um feriado denominado Samhaim. A história diz que, naquele dia, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte. Os celtas acreditavam que todas as leis de tempo e espaço ficavam suspensas durante este tempo permitindo aos espíritos um interrelacionamento com os vivos. Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos para possuí-los. Durante a era Romana, estes adotaram as práticas célticas como se fossem suas. Porém, na medida em que a crença na possessão foi perdendo terreno, a prática de se vestir como espantalhos, fantasmas e bruxas foi transformada de uma crença religiosa para um cerimonial apenas.

Fonte:http://www.jcns.com.br/3halloween.htm

10 comentários:

Unknown disse...

Claudia,
Fiquei feliz com sua recuperação.
Um ótimo final de semana. Depois nos mostre os barados.
Beijos
Miriam Nakutis

Linda disse...

Olá!
Passei para deixar um beijinho e desejar que tenha um bom fim de semana.
Em Portugal só é comemorado há pouco tempo,mas eu não gosto
Beijinhos
Linda

Cíntia disse...

Oi Cláudia , muito legal a história .
Tenha um belo final de semana .
bj

Eunice Martins♥ disse...

"É a possibilidade que me faz continuar e não a certeza. Uma espécie de aposta da minha parte. E embora me possam chamar sonhadora, louca ou qualquer outra coisa, acredito que com Deus tudo é possível..."

Desejo à você um ótimo final de semana,
cheio de possibilidades...

BEIJOS COM CARINHO.♥

Sônia Maria disse...

Oi, amiga!
Passei para te dar um abraço e te desejar um feliz final de semana.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Artes da Marga disse...

Oi Claudia. Obrigada pela visita. Gostei muito do seu blog. Lindo e variado. Qto a sua recuperação, seja confiante que vai dar tudo certo. Já está dando não é? Está até crochetando. Que bom. Um beijo
Margarida

Edilene Ruth disse...

Oi Claudia, que bom que está se recuperando bem, e pelo jeito fazneod muito crochê.
Beijos e ótimo domingo!!!
Edilene.

Nile e Richard disse...

Oi amiga,boa noite.Adorei o relato.Sempre é bom termos um pouco de conhecimentos.Bom domingo para voce.bjtos.Nile.

Leti disse...

Hay un premio para ti en mi blog.
Besos

Cristal disse...

OI AMIGA!!! VIM VER AS NOVIDADES E TE DESEJAR UMA LINDA SEMANA, BJOS...